segunda-feira, maio 23, 2016

Orar

    "Orai sem cessar". 1 Ts. 5:17

     Não encontrarmos qualquer garantia de que Deus vá operar em circunstâncias aonde não se pratica a oração. Mas aonde existe oração, alguma coisa vai acontecer.

     Há centenas de promessas para aquele que ora. Talvez, a principal de todas é a de que será ouvido por Deus. E Deus não apenas ouve, como também vê, conforme o ensino de Jesus em Mateus 6:6:  o "Pai que  em secreto, te recompensará". 

     Deus aprecia muito esse tempo de intimidade. Aprecia tanto, que em determinados momentos nos permite estar em situações onde TUDO o que nos resta é a oração. A aparente trágica perda de nossa mobilidade nos levará para o lugar mais precioso: os braços de nosso Pai. Ali não apenas obteremos o retorno de nossas petições, como conheceremos Seu coração amoroso, perdoador, bondoso, fiel, misericordioso. No começo ficaremos inquietos e ansiosos. Depois entraremos mais profundamente nesse lugar de amor, que é a verdadeira sala dos tesouros, que Jesus chama de "quarto". E aí já não desejaremos sair.

     Fomos restaurados, redimidos e remidos para um propósito muito bem esclarecido: a comunhão com Deus. Logo, a maior motivação de Deus sempre é nos levar para onde Ele está. Muito acima da obra que devemos realizar, a principal obra somos nós mesmos, através de uma vida de comunhão e amizade com Deus. Assim, de que outra forma conheceremos o coração de Deus se não nos apresentarmos diariamente a Ele em oração? 

Além disso, se não oramos, pensamos. E se pensarmos muito, não dependeremos de Deus, mas de nossos pensamentos. E sabemos que nossos pensamentos não são a fonte mais confiável para conduzir nossa própria vida, pois o coração do homem é enganoso (Jr. 17:9). Em sintonia com isto, devemos também considerar em temor as palavras de nosso Jesus ao nos ensinar ao orar. Ele disse "Pedi, e dar-se-vos-á, buscai, e achareis. Batei e abrir-se-vos-á". Sobre este ponto, existe hoje um entendimento errado sobre o pedir. Frequentemente as pessoas dizem que não se atrevem a fazer muitos pedidos a Deus por já ter recebido muito. Tal pensamento está muito longe de ser correto, uma vez que não pedir a Deus é uma grande manifestação de independência. Pode aparentar humildade, mas no fundo, o efeito desta atitude é exatamente o contrário, pois o não pedir a Deus nos deixará expostos ao território do orgulho. 

Portanto, podemos nos achegar confiadamente junto ao trono da graça (Hb. 4:16) com nosso clamor, oração, exaltação, petição, gratidão e intercessão. Deus sabe o que fazer com aquilo que apresentamos diante dele, e também nos revelará Seu coração! Vamos desfrutar da melhor parte, joelhos no chão e coração na sala do trono de Deus!!!!


3 comentários:

Unknown disse...

Realmente, querido Samir, orar é a nossa chave de conexão com Deus! Só nEle podemos encontrar tudo do que necessitamos, só Ele é nosso rochedo, escudo, fortaleza, nosso confidente....É uma dádiva poder achegar-se ao Pai e falar com Ele que sempre nos ouve mesmo quando achamos que estamos sós!

Milena Protto disse...

Amém, obrigada por repartir aquilo que o Pai te tem revelado. Palavra vinda em boa hora.

Samir Machado disse...

Amém, somos um, Cassandra e Milena. Perseveremos nesta jornada com disposição de ir até o Senhor. O mais Ele, que é suficiente para todos nós, o fará!