sexta-feira, outubro 04, 2013

Disposição em ação: Nepal!


 "Passa a Macedônia e ajuda-nos". At. 16:9
Há alguns dias, recebi um email de um casal de irmãos brasileiros que estão residindo em Kathmandu, capital do Nepal.

Oscar e Vera Ruppenthal são gaúchos, pais e avós que deixaram sua cidade e conforto para servirem ao Senhor neste País desconhecido e totalmente diferente do Brasil.

O Nepal faz fronteira com a China (Tibet), e com a Índia. O País pode não ser muito lembrado por nós, mas o nome "Everest" é bem conhecido. É lá que se encontra este pico mais alto do mundo, destino dos escaladores do mundo inteiro.

O Oscar e a Vera não tinham como projeto de vida ir ao Nepal, mas foi apoiando um outro casal de Maringá, PR, que ele se dispuseram a ir. Assim, ambos deixaram sua família no Brasil e igreja local para cooperarem em Kathmandu. 

Oscar e Vera são aposentados, e deste recurso de aposentadoria tiram o sustento para o dia-a-dia no Nepal. Aí está um desafio grande, pois quando se chega a um lugar pobre como o Nepal, descobre-se que o recurso não é suficiente para tudo e para todos os que dependem deles.

Oscar e Vera abriram sua casa para cuidar de órfãos e rejeitados pelos pais. Além disso, eles estão envolvidos na ONG "Voice of Fetus" (voz dos fetos), uma entidade que incentiva as mães a darem os filhos que pretendem abortar (no Nepal o aborto é legal). Assim, há um cômodo de sua casa que serve exclusivamente para o acolhimento desses recém-nascidos, que ficam com eles até serem adotados. 

As crianças não são consideradas importantes no Nepal. Então, dentro de um contexto terrível, as crianças são pessimamente tratadas, e muito traumatizadas. Desta maneira, o Senhor colocou no coração dos Ruppenthal o acolhimento desses meninos em sua vida. 


Hoje, Oscar e Vera são chamados por esses quatro meninos de Buá (pai) e Momi (mãe).
A garotada tem recebido deles e de uma ajudante os princípios de Deus e por onde passam chamam a atenção por sua educação, alegria e bom comportamento. Todas as noites eles tem um tempo de buscar a Deus, onde gostam de cantar louvores ao nosso Deus. Hoje eles estão estudando em uma escola cristã e são muito esforçados. Eles são extremamente gratos a Deus, dando sempre graças por tudo que lhes chega às mãos. Se eles ganham uma balinha, oram agradecendo a Deus pela balinha; Se vão fazer o dever de casa, oram pelo dever de casa; Enfim, a transformação realizada em seus corações pelo nosso Senhor Jesus é tremenda!

Oscar e Vera bem que gostariam de receber mais meninos, mas suas condições não permitem receberem mais no momento, porque a cada chegada de um menino, é necessário a aquisição de um novo kit completo para o suprimento desta nova vida que chega. O kit consiste em desde uma cama, até o colchão, as roupas, o material escolar e a própria alimentação. Além disso, os médicos nepaleses pedem diversos exames das crianças - no Nepal toda a saúde pública, bem como escola, é paga. Se sabem que é uma família estrangeira que está cuidando então, eles são mais rigorosos ainda, porque querem provar que estes não estão cuidando direito. Eles mesmos não dão a mínima para as crianças, mas não gostam de ver estrangeiros se importando com aquilo que eles não se importam. 

Se Deus falou ao seu coração, sendo bastante prático, há várias maneiras de cooperar com este trabalho. Eis aqui algumas delas:
  • cobrindo em oração e compartilhando: sempre é bom saber que há pessoas orando por nós, ainda mais quando estamos tão longe do nosso lar, sem o contato com nossos filhos e amigos. Um email é sempre bem vindo, uma carta de incentivo, acompanhado de um comprometimento de oração. 
  • suprindo as necessidades: Oscar e Vera tem uma manutenção mensal alta. O seu
    salário de aposentados não cobre todas as despesas que surgem, e tampouco podem acolher mais vidas. Além disso, há uma parte da sua própria residência que ainda não tem energia elétrica (lá o sistema de residências é totalmente diferente), e precisava ser ligada. Há também a necessidade do Oscar e Vera levantarem um recurso para virem ao Brasil no início do ano que vem. Para discípulos que estão há um tempo fora, este tempo é muito importante. As passagens do Nepal/Brasil/Nepal são altíssimas. 
  • se dispondo para visitá-los: quando a igreja em Jerusalém estava passando por necessidades, Paulo se dispôs a coletar recursos das igrejas na Ásia e Europa para depois levar pessoalmenter aos irmãos israelitas (1Co.16-4). Assim, se estiver em seu coração, existe a possibilidade de você levar algum conforto aos nossos irmãos, bem como ofertas da igreja brasileira, e repartir algum dom espiritual com nossos amados irmãos Nepaleses. 
Enfim, meus irmãos, quero animar e incentivar a cada um de vocês, que um dia deu o seu
"sim" a Jesus a abrir os olhos para o grande mundo que nos aguarda. Para Deus, cada ser humano tem um valor inestimável, seja aqui, seja no Nepal. O importante é estarmos fazendo a vontade de Deus aonde Ele quiser nos levar, pois somos nascidos do Espírito, e quem é nascido do Espírito é como o vento: não sabemos de onde vem e nem para onde vai" (João 3:8)

O email para contato dos nossos irmãos nepaleses é vera_ruppenthal@yahoo.com.br.

Com amor,
Samir

2 comentários:

Unknown disse...

Que precioso este testemunho. Ver vidas realmente transformadas pelo Senhor. Fiquei muito feliz em ver cada sorriso dessas crianças. Que elas saibam que nunca foram rejeitadas. Mas o Senhor as escolheu. Com certeza o Nepal será pqno para todas alegrias que terão. Is 49:15a20
Obrigado por compartilhar Samir. Estou entrando em contato com eles pelo email. Abço

Unknown disse...

Queridos, quem sentir no coração de orar e/ou doar, entre em contato com o email da Vera.São irmãos que eu conheço e posso dizer que quero ser imitadora deles, são amados que deixaram tudo realmente e não foi a primeira vez.Outra vez venderam casa, carro para ir para Angola e lá deixaram muitos no Caminho da salvação.São vasos de honra na mão do Grande Eu Sou.Agradeço de coração o amado irmão Samir por ter feito este blogger, que Deus abençoe ricamente o irmão.Vou ver se consigo multiplicar.Deus abençoe a todos!!!