segunda-feira, agosto 26, 2013

Um jornal achado na rua que mudou a história de uma família!


Ontem (25/08), o tema do encontrão teen foi "Por todo mundo é proclamada a vossa fé" (Rm. 1:8). Assim, gostaria de propor algo a respeito.

Hoje apresento a vocês a família Gomes (foto abaixo) que mudou-se para o Canadá. Wellington, Suzel, Tiago e Luciana deixaram Brasília e uma vida consolidada para trás para começarem do zero em um outro País, com novas pessoas, cultura e circunstâncias.

Acho que um engano comum no meio do pensamento evangélico é o de pensar que quem mora em País de primeiro mundo não passa trabalho, e pelo contrário está usando a saída do Brasil como desculpa para curtir a vida. Que ser missionário mesmo é estar indo apenas aos lugares não alcançados (o que é também extremamente necessário), mas é muito longe de ser assim.

Nenhum lugar do mundo é como o País e a nação da gente. Em se tratando de Brasil, isto é mais acentuado, pois o nosso País tem grande liberdade para a proclamação das boas novas, e em muitos países de primeiro mundo isto já não é uma realidade.

Tive oportunidade de conhecer o Wellington e sua família no ano passado, quando estivemos juntos buscando ao Senhor em um retiro nos EUA. Naquele tempo ganhei grandes amigos. O Wellington e sua família foram alguns deles. Mantenho muito contato com meu irmão e estamos sempre nos atualizando mutuamente a respeito da edificação e dos desafios locais.

Wellington, Suzel, Lú e Tiago

Foi ele que me contou uma das histórias sobre o "chamado de Deus" mais fascinantes que já ouvi na vida. O Wellington servia ao Senhor juntamente à Igreja em Brasília. Ele exercia um encargo de liderança lá, era um diácono. Além disso,  Foi em um dia de sábado que dois discípulos o procuraram com um jornal que haviam achado no chão, com uma matéria sobre a imigração para o Canadá. Estes discípulos estavam interessados em ir para lá. Para o Wellington, o assunto não era com ele, mas com esses dois discípulos.

Pouco tempo depois, Wellington procurou Iran, então presbítero em Brasília, para informá-lo a respeito da intenção dos meninos. Foi quando Iran lhe disse uma frase que marcou esta nova etapa na vida do Wellington e sua família: "se VOCÊ quiser ir, nós te abençoamos!"

Como? Não era o Wellington que estava se dispondo a ir para o Canadá, mas seus discípulos! E para deixar a situação ainda mais intensa, durante a reunião da Igreja o Iran falou à Igreja: "vamos orar pelo Wellington, porque Ele está indo para o Canadá!" 

Da sua cadeira, Suzel não entendeu nada! Nem mesmo o Wellington. Mas a esta altura, Deus já havia dado uma palavra a este querido irmão, Iran, (hoje está com o Senhor), sobre a ida da família Gomes.

A partir daí, Deus foi dando alguns sinais. A família se preparou para ir para Montreal (a cidade fala inglês e francês, com predominância desta última língua) e hoje está residindo há cinco anos nesta cidade. Para a glória de Deus, estão cuidando de um grupo de 15 pessoas, sendo que uma destas pessoas é um nativo canadense!

Quem ouve as muitas histórias dos lideres de grupos no exterior, sabe o quão difícil é ter mesmo um grupo de 15 pessoas sendo cuidadas. A independência de Deus é o pecado de todo homem longe de Cristo, e em Países como o Canadá ela é incentivada pela cultura, pela sociedade e até mesmo pelos pais. (Para se ter uma idéia do rombo gerado pelo pecado, no Canadá onde o aborto é permitido, quando uma mulher engravida, o médico pergunta se ela tem o interesse em abortar. Se ela diz que não quer, ele ainda pergunta se ela tem certeza). 

Aqui, segue o link de um video que o Tiago e a Lú gravaram para o encontrão.
Se alguém quiser se comunicar com o Wellington, seu email é well.wg@gmail.com.
Por favor, orem por esta família e se comuniquem com eles!
Com amor,

Samir



Nenhum comentário: