sexta-feira, agosto 23, 2013

Limpos de coração

"Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus" Mt. 5:8


Na bíblia encontramos alguns textos que consideramos "misteriosos", isto é, até recebermos a revelação, ficamos "boiando". 

Este é um texto que já me pus a meditar muitas vezes, porque o considerei, no mínimo, desafiador.

Explico: todos os pensamentos que nutro a meu próprio respeito ficam longe de fazer eu pensar que sou "limpo de coração". Nem em meus melhores momentos e dias me considerei assim. Ao mesmo tempo, sei que a "bondade de Deus é que nos conduz ao arrependimento" (Rm. 2:4). 

Então entra o conflito mental: Deus me conduz ao arrependimento. Mas para vê-Lo, eu preciso estar limpo. Mas para estar limpo, eu preciso vê-Lo! Entenderam o que acontece? Limpeza para ver Deus. Ver Deus para estar limpo! 

Em Romanos 3:23 diz que "todos pecaram e carecem da glória de Deus". Definitivamente, este não é um texto muito inspirador quanto a ter um coração puro. Ele expõe o exato conflito que tenho com Mateus 5:8. E agora? Por onde começo?
Graças a Deus, que por tanto nos amar, proveu todo o recurso para que pudessemos ter acesso a Sua presença, e nos deu o Seu filho, o Seu Espírito e a Sua palavra para nos guiarem a toda verdade!

Agora precisamos saber quem é limpo de coração. Precisamos de um modelo a imitar. Pelo menos eu sei que EU não sou este modelo. Então eu preciso buscar um modelo que seja seguro para mim, alguém que possa me levar ao lugar aonde desejo ir, porque sozinho eu sei que não chegarei. E é justamente aí que tudo fica mais fácil de se entender. Na verdade, também pode ficar mais difícil, porque a partir daqui, não entra mais a razão natural, e sim a espiritual. Aqui começa a jornada da fé. 

Ainda em Romanos 3:10, há uma citação ao Salmo 14, que diz  que "não justo, nem um sequer". Ou seja, simplesmente podemos concluir que NÃO TEMOS dentre os homens um só modelo que nos possa conduzir ao nosso objetivo, a ter um coração limpo. 

E no próprio capítulo 3 de Romanos, nos vs. 24 e 25 encontramos nosso modelo: JESUS! Ele é Alguém em quem podemos repousar os nossos olhos sem sermos desapontados! O texto diz: "sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs no seu sangue, como propiciação, MEDIANTE A FÉ, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos". 

Em linguagem simples, podemos confiar no seguinte: não somos limpos de coração. Nosso coração já nasce sujo e nossas inclinações naturais sempre nos levarão para situações que são agressivas à santidade de Deus. Deus, sabendo disso, não nos abandonou aos nossos próprios pecados, e, como diz um de nossos ditados, "cortou a própria carne", isto é, enviou Jesus para assumir esta condição terrível e mortal sobre si, com o fim de nos transformar de criaturas pecadoras e inclinadas para o errado em homens e mulheres santos para Deus! Continuando, tudo é a respeito de Jesus. Ele é o limpo de coração! Através da vida dele em nós, somos santificados, purificados! Ele é a propiciação, ou seja, o acesso, o Caminho, o sacrifício totalmente aceitável a Deus. Quem crer em Jesus e andar segundo o que Ele diz, estará seguro, e seguramente está aceito por Deus!

O plano de Deus para que fôssemos limpos de coração, e assim pudessemos vê-Lo, foi o de enviar Jesus para que Ele assumisse nossa culpa, nós crêssemos nesta verdade, nós rendessemos o nosso coração ao Seu governo, Ele entrasse em nosso coração, o Pai enxergasse a Sua vida em nós, e nós passassemos a viver por meio dele! Isaías 53:6 diz que "o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos". Isto deixa mais do que claro que Deus, conhecedor do nosso estado sujo, foi o primeiro a tomar a iniciativa para que voltassemos a ser limpos de coração, e assim pudessemos vê-Lo. 

Por isso, todo o homem e mulher que creem em Jesus Cristo e se comprometem com Ele por meio daquilo que ELE diz (e isto é muito importante, porque hoje em dia muitas pessoas dizem crer e amar a Jesus, porém não querem seguir as orientações que Ele dá através da Sua palavra) podem estar seguras de que são limpas de coração, e tem todo o acesso ao Pai! Elas são aceitáveis, porque se renderam ao Único aceitável, JESUS.

COMPROMISSO COM NOVAS ATITUDES

Uma vez que cremos, devemos entender o comportamento correto diante do milagre da redenção. O salmo 24:4 diz que o que subirá ao monte do Senhor é "o limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente."

Sempre que a bíblia fala de "mãos", ela fala de "atitude". Ou seja, nossas atitudes precisam ser coerentes com a nossa nova natureza em Cristo. Devemos deixar velhos hábitos pelos hábitos de uma pessoa que é convertida a Deus. Antes não conseguiriamos. Mas com a vida de Jesus em nós, através da pessoa do Espírito Santo que Ele enviou a todos aqueles que creem, somos capacitados a viver estas novas atitudes. Na verdade, são estas atitudes novas que irão testificar a nossa transformação interior. 

No entanto, estas tremendas verdades podem ficar para trás em nós se tornarmos permissivos com o pecado, como antes de nos convertermos a Jesus. Quando damos novamente lugar ao pecado, abrimos uma porta para que voltem todas as velhas práticas na nossa vida. Assim, uma vez que o Espírito Santo nos revela aonde temos caído, precisamos urgentemente reconhecer o erro, pedir perdão a Deus, mudar de atitude e passar de largo sobre aquela área em que falhamos. 

Qual é a sua situação? Está sujo ou limpo? Já se rendeu a Jesus ou ainda não foi ao Seu encontro? Para qualquer situação, Deus assegura que tem a solução! Quem O busca com o coração sincero obterá o favor dele, por meio do Seu filho Jesus Cristo!

Com amor,
Samir
samirmachado@gmail.com

Segue abaixo uma canção do "Jesus decido por ti" cantada, pelo Daniel Souza, chamada "Santidade".



Nenhum comentário: