quarta-feira, outubro 14, 2009

Sobre Autoridade




Nesses dias Deus tem falado a muitos de nós sobre a importância da submissão. O texto base é o de Romanos 13:1-5:
"Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela, visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal. É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência."


É impressionante como a sociedade distorceu este conceito. No Brasil, a insubmissão (ou rebeldia) é ainda mais evidente, começando pelas próprias autoridades que não se submetem as próprias leis que estabelecem, dando péssimo exemplo ao povo que por sua vez acaba procedendo de forma semelhante em muitas coisas.
O que muitas pessoas não sabem, é que a submissão só faz bem. Ainda que "todo mundo faça" errado, há diversas bênçãos proferidas pela própria boca de Deus em Sua palavra sobre aqueles que preferem se submeter. Existe pelo menos uma em cada capítulo do livro de Provérbios.
Com relação a Igreja, não existe lugar para insbumissão. A Igreja é constituída de pessoas que um dia entregaram suas vidas. A partir deste momento passaram a não mais agir conforme seu temperamento ou sentimento, e sim segundo a direção do seu Senhor, Jesus. Pelo menos é o que disseram ao decidirem ser batizadas: estar em Cristo! E como a expressão diz, "ESTAR EM" significa que a partir de então estamos inseridos na realidade de alguém. 
Ainda assim, uma considerável parte da Igreja tem padecido de uma enorme cegueira com relação ao que Deus quer e com quem Ele conta. Isso ocorre por causa da insubmissão de muitos lideres cristãos ao chamado de Deus, que, com medo de perder o povo assim como Saul, dão permissões que Deus não autorizou. Alargam a porta, achando que Deus assina embaixo de suas néscias decisões, como se Deus fôsse igual, um homem carente de gente a sua volta, que abre mão daquilo que disse, por causa do "amor". 
Sei que muitos são mal ensinados e por isso precisamos vigiar e nos ajudar mutuamente a não cair no engano de começar a decidir o que obedecer. Somos chamados a viver uma vida através de Jesus, e portanto, sermos obedientes em tudo! Não significa que não vamos errar, mas que nossa decisão sempre será de andar integralmente nos princípios e orientações de Deus!!!

Há também revelação na palavra de Deus de que o homem que se submete ao Seu governo, experimenta Sua paz:
"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;" Is. 9:6
Ou seja: quer paz? se submeta ao Príncipe da Paz, porque o governo está sobre os Seus ombros!


Tenhamos paz N´Ele,
Samir
P.S.: Ainda irei falar a respeito do que nos motiva a ajudar os adolescentes, conforme havia dito no post de ontem. Vou parar de prometer sobre o que falar no dia seguinte, porque é como os pregadores que prometem que vão acabar a ministração em seguida! Beijo beijo....


Um comentário:

Marcel Wodtke disse...

Amém brother!!

Reconhecer autoridade e ser submisso é nosso dever como cristão e discipulo de Jesus!