A Igreja que se reúne nas casas é onde a expressão da vida de Jesus deve se manifestar com liberdade e graça.
Nossos primeiros irmãos, os primeiros a crerem no Senhor Jesus e a proclamarem as boas-novas, experimentaram ardentemente a vida comum da Igreja nas casas. Naquele tempo, se fazia necessário este tipo de reunião por causa da perseguição.
No entanto, é evidente que o Senhor Jesus assim permitiu para que o Seu ensino sobre comunhão com Deus permanecesse sendo posto em prática através da INTIMIDADE.
Antes as pessoas se dirigiam ao templo, um lugar grande, pomposo e cheio de rituais para entrar. Jesus afirmou com firmeza que deste templo "não restaria pedra sobre pedra" (Mc. 13:2). Agora Jesus simplifica e torna o inacessível acessível! Uma casa cheia de discípulos de Jesus está tão cheia da presença de Deus quanto o enorme e antigo templo!
Os antigos sacerdotes passavam por enormes rituais de purificação para entrar no templo. Agora, através do sangue de Jesus temos livre acesso a presença de Deus! Até a chegada de Jesus, Deus era conhecido como "Deus". Agora, através de Jesus, nós O conhecemos como PAI!
Todo o distanciamento foi eliminado através do nosso querido Jesus.
Então, podemos perceber como a Igreja nas casas é importante para Ele. É mais do que um "grupo caseiro". Ao voltar para as casas, Deus está restaurando o Seu propósito de ter uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus para a Sua glória. Cada casa restaurada, cada família ordenada, estendendo uma alta bandeira do governo de Cristo em seu doce lar é a parte do cumprimento do Seu propósito sobre a terra!
Disse que é "parte" do cumprimento por que a casa não pode ter um fim em si mesma. Ela deve estar aberta para receber novas pessoas, as pessoas que irão se render ao Evangelho!
Assim, nas casas deve-se orar, deve-se haver fundamentação através da palavra, deve-se adorar, deve-se compartilhar as cargas e também deve-se abrir para receber pessoas que não conhecem a Cristo!
Sim, nossa casa não pode ser apenas um lugar de ensino e de palavras edificantes, mas um lugar de restauração, de salvação de pessoas. Não é um lugar apenas para entendermos a palavra, mas para praticarmos a palavra de Deus!
Concluo com as palavras do Senhor Jesus em Mateus 5:14-16 (linguagem de hoje):
"Vocês são a luz para o mundo todo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lamparina para por debaixo de um cesto. Ao contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai que está no céu".
E pra você? Como está e o que é a Igreja na casa?
4 comentários:
Amém! A igreja na casa com certeza é uma das principais ferramentas de Deus na vida de um discípulo. Cada um, dando a sua justa contribuição, é responsável pelo crescimento de todo o grupo, e multiplicação da vida de Cristo. Posso dizer com alegria que grandes coisas o Senhor tem feito por aqui em Salvador nos últimos tempos, das quais todos têm participado, em um só espírito, e a principal ferramenta que Deus têm utilizado é, sem dúvida, a Igreja reunida nas casas. Para a glória do Pai, têm sido gerados muitos frutos, havido restauração, exortação, compartilhar da carga um dos outros, da palavra, em fim...coisas essas provenientes da intimidade entre os irmãos, alcançada por esta estrutura.
Abraço!
É uma alegria.. é a expressão da vida de Cristo. É família... é onde podemos ser o que somos, podemos ser amados, perdoados, aceitos... é igreja, é o sonho de Jesus para cada casa, cada família... é muito, muito bom participar desta parte da igreja na casa de vcs.. e é bom demais também ter gurias especiais que se encontram aqui comigo.. é um pedacinho do céu! =)
ola samir tudo bem na graça do senhor jesus cristo estamos em osasco sp reunimos em o nome do senhor temos como referencia as casas onde aprendemos ter mais qualidade de vida no espirito em tempos dificeis nos que somos a igreja do senhor somos dispertado dia a dia para crescermos em vida onde o interesse em conhermos o senhor ao menta mais e mais que o espirito do senhor continui nos despertando mais e mais nos interesses de cristo daurino santos abraços
Postar um comentário